Podologia

A palavra Podologia deriva do grego: “podo” significa pé e “logos” significa tratado. Assim, podemos definir Podologia como “estudo e tratamento dos pés”.

 

O podólogo é um profissional da área saúde, que tem como principal objetivo estudar, prevenir e tratar a causa da patologia, com capacidade para elaborar um diagnóstico mediante a recolha de dados para efetuar o respectivo tratamento.

 

Através dos pés, temos contato com vários lugares, sensações e temperatura, ele nos dá a capacidade de ir e vir e quase nunca os tratamos com zelo e atenção a essa parte fundamental do nosso corpo. O podólogo é o profissional da área da saúde e sua formação lhe fornece direitos ao cuidado de variadas formas de patologias.

TRATAMENTOS

PÉ DIABÉTICO

São considerados pés de risco, todos aqueles que apresentam alterações do foro neurológico, metabólico, sistêmico e vascular.

O pé diabético é uma das maiores preocupações para a  podologia, pois o aparecimento de feridas e bolhas, podem resultar em úlceras nos pés, em alguns casos, pode levar a amputação do pé ou parte dele.

 

 

 
 
ONICOMICOSE (MICOSES)

A onicomicose é uma infecção que acometem as unhas, causada por fungos, que se alimentam da queratina das unhas. As unhas dos pés são as mais afetadas por enfrentarem ambientes úmidos, escuros e quentes com maior frequência do que as mãos.

 

 

ONICOCRIPTOSE/UNHA ENCRAVADA

Também conhecida como unha encravada, é uma onicopatia originada pela penetração dos bordos laterais da lâmina ungueal (unha) nas partes moles, levantando o tecido periungueal (pele) causando dor e inflamação.

 

CALOS E CALOSIDADES

Calosidades encontram-se na maior parte das vezes na planta dos pés, no dorso dos dedos, entre os dedos e polpa digital.

Os calos e as calosidades são causados por atrito ou pressão sobre a pele, devido ao calçado inadequado ou a atividade profissional ou desportiva que implica fricção e pressão constantes.

 

 

DISIDROSE (PELE SECA E DESCAMATIVA)

Erupções disidrosíformes são caracterizadas pela ocorrência de lesões vesiculares (bolinhas) na planta dos pés.

 

HIPERIDROSE (SUOR EXCESSIVO)

É uma condição caracterizada por aumento da transpiração excedendo o necessário para regular a temperatura normal do corpo. 

 

 

 

FISSURAS OU RACHADURAS

São lesões lineares ou estreitas da pele, que aparece em qualquer situação climática, seja frio ou calor, deixam os pés doloridos e, muitas vezes, dificultam a simples rotina de calçar os sapatos e caminhar, podendo ocorrer até mesmo o sangramento.

 

 

BROMIDROSE (MAU CHEIRO)

Caracterizada pelo odor desagradável, as vezes intenso, resultante da decomposição do suor por bactérias e fungos encontrados nos pés.

Além da ação de bactérias e fungos, diabetes, alcoolismo, alimentos como alho, cebola e pimenta, alguns antibióticos e hormônios podem alterar o odor da transpiração.

 

CONFECÇÃO DE ÓRTESES DE SILICONE

Ortoplastia é a ciência que estuda segmentos funcionais, feitos por meio de Órteses de Silicone, e atua como facilitador das articulações para melhoria da função orgânica.

VERRUGAS PLANTARES

As verrugas plantares, chamadas popularmente de “olho de peixe”, são crescimentos rígidos e salientes, de cor amarelada e com um ou mais pontos negros em sua superfície, que aparecem na sola dos pés, crescendo para dentro, abaixo de uma espessa camada de pele semelhante a um calo.

 

 

CORREÇÃO UNGUEAL ATRAVÉS DO USO DE ÓRTESE:

  • Fibra de Memória Molecular.

  • Resina Acrílica.

  • Órteses Metálicas.

Em casos de alterações biomecânicas, deformidades plantares e distúrbio na marcha, será realizado o encaminhamento para ortopedistas e poduposturologistas para análise e confecção de palmilhas corretivas.

 

 

ÓRTESE UNGUEAL

ÓRTESE DE SILICONE

Contato:

Rua Sinimbú, 1639 Centro -

Caxias do Sul

Galeria Martinato, 6º andar - Sala 603 (em frente ao estacionamento do Eberle)

LIGUE E MARQUE SUA CONSULTA:

(54) 3537-8715

(54) 9 9673-9797

 

Tel: (54) 3537-8715

Cel: (54) 99673-9797

nandanrosa@ig.com.br

  • Wix Facebook page

Podóloga Fernanda Rosa